Veículos em estado de abandono: ajude o Município e seja parte da solução

Qualquer viatura em transgressão será encaminhada para o Complexo Municipal do Barnabé.
Qualquer viatura em transgressão será encaminhada para o Complexo Municipal do Barnabé.

Só em 2024, já foram recolhidas sete viaturas que poderiam acarretar problemas de ordem pública

A recolha de veículos abandonados na via pública é uma das competências do Município de Alenquer. A função levada a cabo pelos serviços da autarquia pretende manter a ordem, a segurança e a higiene em espaço público que podem ficar comprometidos com a permanência e deterioração dos veículos no mesmo espaço confinante. Um automóvel abandonado impacta a qualidade de vida da comunidade, contribuindo para a obstrução da mobilidade e potenciando a poluição ambiental e situações ilícitas. 

Uma viatura automóvel é considerada em estado de abandono se durante 30 dias ininterruptos permanecer num mesmo local e/ou apresente sinais exteriores de manifesta inutilização ou degradação. Qualquer cidadão que tenha conhecimento de uma situação desta ordem, poderá ser parte da solução. Para tal, deve comunicar a presunção de abandono através do email transito@cm-alenquer.pt ou através do número de telefone 263 730 900. 

Qualquer viatura elegível para ser recolhida pelos serviços municipais será sempre encaminhada para o Complexo Municipal do Barnabé, em Alenquer, onde ficará até ser abatida. Ao invés, se a mesma não for considerada em fim de vida poderá, após parecer técnico, reverter para uso e registo a favor do município. Só em 2024, o Município de Alenquer já procedeu à recolha de 7 viaturas em evidente estado de decomposição na via pública.  

Se tem um veículo em fim de vida deve encaminhá-lo para um centro de desmantelamento, seguindo as diretrizes do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. 

 

Ano Casos reportados Veículos recolhidos
2024*  14  7
2023  42  9
2022 72  14 

*) Números confirmados até 8 de fevereiro 

 

Consulte aqui o Regulamento Municipal de Remoção de Veículos em Situação de Abandono, ou em Estacionamento Indevido ou Abusivo e Procedimentos Conexos em vigor desde junho de 2012.

Atualizado a 09 fevereiro, 2024
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360