Med on Tour'23: Êxito nos rastreios e na confiança dos pacientes

29/11/2023
Além dos rastreios, à população também foi tida em consideração a realização de exames médicos recentes
Além dos rastreios, à população também foi tida em consideração a realização de exames médicos recentes

Foram levados a cabo um total de 520 momentos de despistagem de doenças em apenas dois dias

A promoção da saúde e a deteção atempada de situações vulneráveis de quem possa não ter os cuidados clínicos primários assegurados foram os desígnios de mais um 'Med on Tour', evento que marcou presença em todas as freguesias do concelho de Alenquer no fim de semana de 18 e 19 de novembro. Todos os interessados puderam ter acesso a rastreios gratuitos: o controlo da glicemia, da massa corporal e da pressão arterial. Em acréscimo, foram também tidos em conta exames médicos previamente realizados que resultaram, quando necessário, na renovação da prescrição do receituário. A iniciativa sucedeu com o precioso auxílio dos alunos do curso do mestrado integrado em Medicina, da Associação Nacional de Estudantes de Medicina  - NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM), acompanhados de perto por um médico de profissão, que supervisionou todos os contactos.

Num local pré-determinado ou com contacto porta a porta, Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, Alenquer, Carnota, Carregado e Cadafais, Meca, Olhalvo, Ota, Ribafria e Pereiro Palhacana, Vila Verde dos Francos e Ventosa acolheram, sábado e domingo, os médicos em formação, ávidos de ajudar as pessoas com que se deparam, numa faixa etária tendencialmente mais avançada. Antes, na sexta-feira, os discentes da NOVA Medical School fizeram um périplo pelos agrupamentos escolares do concelho para abordar temas diversos com alunos alenquerenses, dos distúrbios alimentares ao bullying, da educação sexual à prevenção das doenças cardiovasculares, passando pelos bons hábitos alimentares.

Durante os quatro dias da estadia no concelho, o grupo de voluntários pernoitou na Base Aérea, em Ota, generosamente recebido pelo comandante Afonso Gaiolas, que explicou as várias valências do ramo militar e a relevância do papel formativo que o centro de instrução tem para o país. "Esta casa é vossa, é de Portugal, é de todos", aferiu enfaticamente o coronel. Afonso Dias, em representação dos alunos, agradeceu a receção e explicou o que esteve em causa. "Os rastreios feitos ajudam não só a população, pela literacia no campo da saúde, mas leva a que faça uma prevenção geral, prevenindo mesmo uma ida ao hospital. Na nossa condição de alunos, ajuda à nossa capacitação, tomamos contacto com vários tipos de doentes, ajudando-os a tomar conhecimento das patologias. Há alunos de primeiro, segundo ou terceiro ano de Medicina. Ajuda-os na prática clínica ou também a ganhar mais empatia com os doentes, algo bastante importante no curso de Medicina", reiterou.

Em voz ativa, a população não só disse presente como relevou a positiva resposta em prol da saúde pública. "No meu caso foi importante. Não tenho médico de família há dois anos. É bom saber como está a saúde", referiu a paciente Margarida Franco, secundada por Graça Marques, também ela atendida presencialmente no Centro Popular de Recreio e Cultura do Bairro (Alenquer). "Adorei o atendimento, a simpatia e a forma como lidaram connosco. Foram espetaculares, não tenho como agradecer o carinho e atenção que nos dedicaram", assumiu a paciente.

Da parte do município, o vereador Paulo Franco atestou o sucesso do 'Med on Tour' não só pela afluência, mas também pela qualidade dos serviços prestados. "Esta é uma iniciativa incrível, que nos permite trabalhar no concelho na prevenção da doença e na promoção da saúde. Temos de agradecer à Nova Medical School, à Força Aérea na pessoa do senhor comandante Afonso Gaiolas, mas também aos médicos que acederam a supervisionar todo o processo", exaltou. 

Ao todo, nas 11 freguesias do concelho, foram realizados 520 rastreios. Além disso, estes momentos de aferição da saúde de cada munícipe levaram a 34 prescrições de medicamentos e 11 pedidos de consultas médicas que serão levados a cabo pela Unidade de Saúde Familiar Vila Presépio. O renovado protocolo foi firmado em plena Base Aérea e a iniciativa 'Med on Tour' voltará a Alenquer em 2024.

 

 

Atualizado a 29 novembro, 2023
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360