Município e freguesia requalificam adro da Igreja de São Francisco

Obra aconteceu no âmbito de um contrato interadministrativo celebrado entre o município e a união de freguesias de Alenquer, fruto da transferência de competências.

O adro da Igreja de São Francisco, em Alenquer, foi alvo de uma requalificação que visou o levantamento e a reposição da calçada em frente à igreja, dado o estado de degradação da mesma, bem como o calcetamento integral do adro orientado a oeste. Contemplou ainda a demolição e reconstrução do muro adjacente e requalificação dos restantes muros.
A obra permitiu evitar assim o risco de desmoronamento, tendo a intervenção levado também ao abate de algumas árvores ali existentes. Após realização de diagnóstico do estado fitossanitário das referidas árvores e respetivas fragilidades, concluiu-se estarem em risco eminente de queda.
Tiago Pedro, vereador do município de Alenquer com o pelouro das obras públicas, afirma que esta obra devolve aos munícipes condições de acessibilidade dignas, bem como sedimenta a prioridade do município em reabilitar o casco histórico e suas envolventes. “Acompanho diariamente todas as necessidades do nosso território, e nesse sentido, vamos dando seguimento aos programas de intervenção em espaço público por fases e de acordo com as prioridades que delineamos.”
Acrescentou ainda que “a zona em questão era uma das que tínhamos já sinalizado para intervir, considerando também ser próximo do Convento de São Francisco, e do nosso portal, monumento nacional – que, dado o valor histórico e patrimonial, é digno de uma demorada visita”.

Atualizado a 06 julho, 2023
Voltar ao topo
© 2023 | Todos os direitos reservados Autarquia 360