Município participa no Roadshow das Viagens Publituris

06/04/2023

Participação visou promover a oferta turística e potenciar a identidade territorial de Alenquer

O município de Alenquer participou na 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris, numa edição que contou com a presença de mais de 40 expositores e com a visita de cerca de centenas de agentes de viagens e operadores turísticos.
O evento, que passou por Coimbra, Vila Nova de Gaia e Lisboa, dirigiu-se a agentes de viagens e operadores turísticos de todo o país. Alenquer marcou presença com o objetivo de promover a oferta turística, o networking com o setor e, ainda, como forma de potenciar a identidade territorial de concelho.
Foram desencadeados vários contactos junto de operadores turísticos, dando a conhecer a oferta enoturística, a rede museológica e as Festas do Espírito Santo de Alenquer.
Os visitantes ficaram a conhecer as potencialidades do território, assentes na cultura vitivinícola do concelho, que está intrinsecamente ligada à história das suas gentes. Alenquer é um dos concelhos do país com maior tradição e produção vitivinícola, sendo esta a principal atividade económica do concelho, desde tempos imemoriais.
Quanto às Festas do Espírito Santo, salientou-se a sua importância para o município, considerando que se celebram há mais de 700 anos, tendo sido instituídas na vila pela Rainha Santa Isabel e pelo Rei D. Dinis. Por esta altura, Alenquer veste-se a rigor, e abrem-se as portas de uma vila de ruas floridas, é servido e recriado o jantar das Festas, o Bodo, acompanhados pelos tocadores de gaita-de-foles e pela impactante Festa da Luz.
O concelho tem vindo ainda a posicionar-se de forma competitiva noutros setores, graças à sua localização estratégica e à criação de diversas dinâmicas de desenvolvimento, e, é sob esse desígnio, que o município tem ativado também a sua promoção turística.
O vereador com o pelouro da cultura e do turismo, Rui Costa, afirma que a participação nesta iniciativa cumpriu e superou os objetivos propostos, uma vez que “se trabalharam os nossos ativos turísticos junto dos principais dinamizadores desta atividade económica, os operadores e as agências de viagens em Portugal continental e nas ilhas”.  Estes agentes procuram, cada vez mais, produtos de turísticos novos e diferenciadores, e a esse nível as Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer “marcaram pontos muito positivos”, tendo já ficado acertadas várias visitas excursionistas para 2023 e 2024.
Rui Costa explicou ainda que o facto de o enoturismo e do turismo patrimonial e de natureza poderem funcionar como oferta complementar às Festas do Espírito Santo permite trabalhar todo o território de uma forma muito interessante. Revelou ainda que existiram “mais de 400 contactos feitos de forma muito intensa que nos deixam com grande otimismo no futuro e que certamente trarão frutos a curto e médio prazo na dinamização turística do nosso concelho”, demonstrando a relevância da participação neste tipo de iniciativas.

Atualizado a 06 abril, 2023
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360