Município e empresa local unidos em ação de limpeza no Carregado

04/11/2022

“Alenquer Limpa” decorre neste sábado

Neste sábado, 5 de novembro, o município de Alenquer promove mais um “Alenquer Limpa”, uma ação comunitária de limpeza de lixo depositado de forma indevida na via pública.

Esta iniciativa convida à cidadania e tem sido capaz de agregar várias comunidades em torno das causas ambientais, nas várias freguesias do concelho.

Desta vez, no Carregado, a ação vai contar pela primeira vez com a participação do tecido empresarial local, nomeadamente com a presença da Matutano, do grupo PepsiCo.

Esta empresa local vai juntar-se ao município neste ato de cidadania, em prol da comunidade, como forma de dar o exemplo e alertar para a importância de preservar o ambiente, pensando também na melhoria da qualidade de vida da população.

 “O compromisso ambiental é de todos nós. Como tal, para o município, é de vital importância ter o envolvimento do tecido empresarial neste tipo de iniciativas. Encaramos a participação da Matutano com grande satisfação, agradecendo desde já a disponibilidade da mesma para nos ajudar a dinamizar mais um Alenquer Limpa”, referiu Paulo Franco, vereador com o pelouro do ambiente.

A ação de limpeza decorrerá no trajeto entre o Agrupamento de Escolas do Carregado e a zona ribeirinha do Tejo, com foco na remoção de resíduos das bermas das estradas, e será levada a cabo por funcionários e colaboradores da Matutano, de várias áreas e diferentes responsabilidades, com o apoio do Agrupamento de Escoteiros do Carregado e demais participantes.

Por iniciativa da Matutano, esta será também a primeira iniciativa do género com recurso a material 100% sustentável, sem plásticos, ideia que o município vai querer replicar em ações futuras.

“Pareceu-nos uma ideia fantástica e é uma boa prática que vamos certamente replicar no futuro, até porque queremos estabelecer parcerias semelhantes com outras empresas do nosso território”, sublinhou Paulo Franco.

A iniciativa tem início previsto para as 9h30 deste sábado, com o ponto de encontro junto à sede do Agrupamento de Escolas do Carregado.

O “Alenquer Limpa” é um projeto da Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana e com o apoio das freguesias do concelho, da Valorsul e da Infraestruturas de Portugal.

Atualizado a 04 novembro, 2022
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360