Município reúne com Ministra da Agricultura

27/10/2022

Executivo transmitiu preocupações do setor no concelho

No passado dia 17 de outubro, o município de Alenquer foi acolhido pela Ministra da Agricultura e da Alimentação, para um encontro que teve como objetivo debater assuntos relacionados com o setor no concelho.

Pedro Folgado e Paulo Franco, presidente e vereador da Câmara Municipal de Alenquer, respetivamente, estiveram reunidos com Maria do Céu Antunes, numa sessão que serviu para apresentar as conclusões alcançadas nas diversas reuniões promovidas com organizações agrícolas do concelho, nomeadamente a Adega Cooperativa da Labrugeira, a Associação de Viticultores de Alenquer e a Cooperativa Agrícola de Alenquer

O município transmitiu algumas das preocupações sentidas pelos profissionais do setor, nomeadamente as relacionadas com o fenómeno das alterações climáticas, o aumento dos custos da energia e das matérias-primas e a necessidade de maior apoio técnico para os agricultores da região.

Na mesma sessão, que decorreu no Ministério da Agricultura e Alimentação, o executivo teve ainda oportunidade de apresentar propostas relativas à atribuição de fundos para o setor agrícola, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência.

"Entendemos que a avaliação das candidaturas tem de dar maior relevância ao mérito das mesmas e não tanto à localização geográfica, porque o critério atual faz com que a região de Alenquer ou os concelhos do Litoral não sejam contemplados da mesma forma que os concelhos do Interior, por exemplo. Entendemos as razões dos critérios aplicados, mas há questões que não são exclusivas desses territórios. Apelámos, por isso, a que seja aplicado um critério diferente à avaliação dessas candidaturas", explicou Paulo Franco.

 

Atualizado a 02 novembro, 2022
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360