O município de Alenquer está prestes a dar como finalizada a obra no acesso pedonal junto à N9, que serve a população de Merceana no acesso ao hipermercado da localidade e a diversos outros serviços úteis.
Junto a um dos principais agregados urbanos do concelho, passa agora a estar disponível um novo acesso, com um passeio de largura regulamentar e que permite à população circular em perfeitas condições, desde a Merceana até ao hipermercado e a respetiva bomba de gasolina, ou até à Santa Casa da Misericórdia, que tem vários serviços com muita procura.
A importância desta obra prolonga-se mais a sul, onde neste momento está a ser requalificada uma urbanização, que assim passará a ser servida também com este acesso pedonal.
“Está próximo da conclusão, pelo que é com muita satisfação que vemos mais uma via pedonal concluída. Conseguimos a oportunidade de construir mais uma via que reduz a pegada carbónica, que fomenta a atividade física e que é segura para todos os que a queiram utilizar”, afirma Tiago Pedro, vereador com o pelouro das obras públicas, que já teve oportunidade de visitar o local.
O autarca salientou ainda o facto de a empreitada ter decorrido sem quaisquer problemas, lembrando que esta decorreu “bem próxima de uma figura material muito querida da população, como é o Paço”.
Recuando um pouco no tempo, de alguns anos a esta parte, o município vinha tentando criar mais um acesso pedonal naquele local, mas as tentativas foram esbarrando nos critérios exigidos pela Infraestruturas de Portugal (IP), entidade que tutela a N9.
“Diria uns dois ou três anos, que tínhamos esta intenção, mas, nas estradas nacionais, os passeios são permitidos apenas nos agregados urbanos e a IP é muito criteriosa com isso. Como tal, ainda não nos tinha sido possível avançar para esta solução”, explica.
Tudo mudaria com as obras de reabilitação da N9, em que a população voltou a sublinhar junto da IP a importância deste acesso pedonal: “a ideia foi então acelerada, no sentido de tornar tudo possível”, refere Tiago Pedro.
Ainda de acordo com o vereador, “a obra era para ter decorrido no verão passado, mas como se colocaram as eleições pelo meio, até por uma questão de transparência e de boas práticas, entendeu-se não o fazer e arrancar com a mesma depois”.
A conclusão da obra está para muito breve, assim como a sua inauguração formal.
Para breve está também a conclusão de uma outra obra na Merceana. Trata-se da requalificação que decorre no parque onde habitualmente decorre o mercado da Merceana, que passará a contar com uma via de cariz mais lúdico.
“Era um local propicio para a construção desta via, que será sobretudo lúdica, pensada mais para quem procura caminhar ou correr. São cerca de 600 metros, com acabamento de massa asfáltica colorida, à semelhança do que acontece nas ciclovias. É mais uma infraestrutura que fica disponível, para todos os que procurem manutenção física em segurança, longe da circulação automóvel”, indica Tiago Pedro.
O vereador destaca também as características do local, acreditando que terá muita procura quando concluído.
“A zona é fresca porque está ao lado do rio e está quase toda coberta pela sombra das árvores, portanto, acredito que será um local com muita procura”, sublinha Tiago Pedro, garantindo ainda que a obra ficará concluída dentro de pouco tempo.