A partir da próxima segunda-feira, 12 de setembro, volta a estar disponível para utilização o parque de estacionamento do Areal.
Os trabalhos de requalificação continuam a decorrer, mas, uma vez assegurado o correto funcionamento, o município optou pela reabertura do espaço, para aumentar de imediato a oferta de estacionamento. Neste momento, o parque conta com mais de uma centena de lugares de estacionamento gratuito, o que permitirá retirar pressão do interior da vila.
“Aquando do início das obras no Areal, sempre explicámos que iríamos começar pela zona do parque de estacionamento, para que o pudéssemos disponibilizar o mais rapidamente possível e, dessa forma, amenizar a questão da falta de estacionamento na vila”, referiu Tiago Pedro, vereador responsável pelas obras públicas e pelo trânsito e mobilidade.
Tiago Pedro visitou o local, na companhia do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Silva, e mostrou-se satisfeito com o resultado final, salientando, entre outros, os lugares marcados para pessoas com mobilidade reduzida e para veículos elétricos e também as ilhas ecológicas ali instaladas.
“Esta visita serviu para verificar se estava tudo em conformidade para a utilização imediata, algo que pude confirmar e me deixou bastante satisfeito", afirmou, deixando, contudo, um apelo aos futuros utilizadores do parque: "temos um parque com centenas de lugares, mas constatámos algumas situações de estacionamento indevido, pelo lançamos um apelo a que se evitem situações do género".
O vereador aproveitou também para auscultar os agentes económicos daquele local, para perceber de que forma a autarquia pode ajudar a mitigar eventuais preocupações decorrentes das obras.
À margem da visita, Tiago Pedro teve ainda oportunidade de avaliar os últimos avanços da empreitada, que prossegue nas ruas adjacentes ao parque de estacionamento.
Também aí, os trabalhos prosseguem a bom ritmo e já é possível observar melhorias significativas, sobretudo ao nível das infraestruturas, recordando que estão a ser enterradas infraestruturas de água e de energia, além dos vários trabalhos de pavimentação em curso.
A requalificação da zona do Areal teve início em outubro de 2021 e promete dar uma nova cara a este que é um dos pontos nevrálgicos da vila de Alenquer.
A empreitada está inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Alenquer, sendo cofinanciada através do FEDER, no âmbito do programa Centro2020.