“Ecovalor” premeia as boas práticas de reciclagem nas escolas do concelho

08/07/2022
Placa identificativa do projeto Ecovalor do jardim de Infância de Abrigada
Placa identificativa do projeto Ecovalor do jardim de Infância de Abrigada

Chega ao fim mais uma edição do concurso “Ecovalor – separa e ganha”

Com o fim de mais um ano letivo, termina mais uma edição do concurso “Ecovalor – separa e ganha”, que regressou depois de um interregno de dois anos. Este projeto, criado pela Valorsul, prevê a competição entre instituições de ensino de qualquer dimensão, em cada município, de acordo com as quantidades separadas para reciclagem. Visa premiar as escolas que maior quantidade de resíduos recicláveis consigam recolher, seguindo a premissa de que quanto maior a recolha, maior o prémio.

Nesta edição, relativa ao ano letivo de 2021/2022, foi dada a vitória ao Jardim de Infância de Abrigada nas categorias do concurso do ecoponto azul e do amarelo. Quanto ao concurso do ecoponto verde, a Escola Básica de Cheganças foi a grande vencedora.

Esta iniciativa é dinamizada pelo município de Alenquer, tendo na sua génese a necessidade de aumentar a quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem e a importância de sensibilizar a comunidade quanto à correta utilização dos vários ecopontos.

Este ano, por iniciativa do município, a recolha decorreu em moldes diferentes das edições anteriores. Ao invés da habitual recolha da Valorsul diretamente nas escolas, foi designada uma bateria de ecopontos para cada escola, devidamente identificada com placas próprias, com o nome deste projeto e customizadas pela respetiva escola. O peso das recolhas feitas em cada bateria de ecopontos foi vinculado como o valor recolhido pela respetiva escola. Este processo permitiu agilizar o processo de contabilização de resíduos recolhidos.

Nesta edição participaram 26 escolas no concelho de Alenquer, tendo sido recolhidos e encaminhados para reciclagem 57 649 kg de resíduos de papel/cartão (ecoponto azul), 42 859 kg de resíduos de plástico /metal (ecoponto amarelo), 43 063 kg de resíduos de vidro (ecoponto verde).

O concurso deste ano letivo terminou a 31 de maio de 2022, mas as recolhas que se seguiram - e que se mantém - já estão a contar para o próximo ano letivo. Consulte no fim da notícia a lista de ecopontos incluídos nesta iniciativa.

Colabore para esta iniciativa e contribua na melhoria do desempenho ambiental do concelho de Alenquer.

Localização dos ecopontos elegíveis para cada escola:

 

Atualizado a 08 julho, 2022
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360