Alenquer dá a conhecer insetos de Montejunto

08/06/2022

Bioblitz de insetos inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC) dinamizou um conjunto de iniciativas para assinalar a data, na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.

A primeira, um “Bioblitz de insetos”, decorreu a 6 de junho e serviu para dar a conhecer muitas das espécies que fazem daquele local o seu habitat.

A iniciativa contou com a participação de técnicos do TAGIS - Centro de Conservação de Borboletas de Portugal, especialistas no estudo destas espécies, que foram explicando aos participantes as principais características de determinado inseto, à medida que estes iam sendo capturados e identificados.

Além das explanações, estes especialistas procuravam eventuais espécies desconhecidas para juntar ao inventário de insetos nacionais.

Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro do Ambiente, foi um dos presentes na iniciativa, que, paralelamente, serviu também como formação para os técnicos do município.

As formações estendem-se pela semana, no intuito de alargar a oferta de experiências aos visitantes da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.

Atualizado a 09 junho, 2022
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360