Museu João Mário

Inaugurado em 1992, tem expostas cerca de 800 obras da autoria do pintor e de artistas seus amigos nacionais e estrangeiros.

O Museu dispõe de cinco alas:

  • “O meu percurso” que reúne os primeiros desenhos, trabalhos e quadros a óleo do pintor;
  • “João Mário Hoje” apresenta quadros da autoria do pintor, todos já com a técnica e grafia atual, bem como uma escultura da autoria de Salvador Dali;
  • “Artistas Meus Amigos” tem expostas obras de artistas como Silva Porto, José Malhoa, Veloso Salgado, Ortiz Alfau, Vicente Romero, Helena Abreu entre outros pintores de arte figurativa;
  • “Artistas em Alenquer“ é um espaço reservado a todos os artistas (iniciados e/ou amadores) residentes no concelho ou a ele ligados;
  • “João Mário na Europa” exibe apenas telas pintadas pelo próprio por altura das suas visitas pela Europa.

O PINTOR

João Mário Ayres d`Oliveira nasceu em Lisboa em 1932, sendo de Alenquer desde sempre, local de residência e trabalho. Frequentou os cursos de pintura e desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), sob a orientação dos mestres Albertino Guimarães e Domingos Rebelo. Recebeu também lições de pintura do mestre Álvaro Duarte de Almeida.

Expõe, pela primeira vez, em 1954, num salão coletivo da SNBA, em Lisboa, sendo a totalidade dos seus quadros em exibição adquirida por um colecionador inglês.

Em viagem pela Europa em 1965 pintou telas nos países visitados, vendidos na totalidade numa exposição em Lisboa.

Em 1970 expôs 50 paisagens na SNBA sendo que todas elas foram adquiridas. Aconteceu o mesmo em Alenquer, Leiria e Porto em 1986.

Expôs individualmente em Madrid em 1990. No ano seguinte apresentou, na Galeria Euroarte, uma exposição a que chamou “Homenagem a Lisboa”.

Foi distinguido em 1993 com a medalha de mérito no grau ouro pela Câmara Municipal de Alenquer.

Em 2001, a SNBA atribui-lhe uma medalha de prata e a Associação Centro Histórico de Florença, na Itália, o “Oscar della cultura”. 

ENCONTRO NUMA TARDE DE DOMINGO

O Encontro Numa Tarde de Domingo é uma das iniciativas culturais mais enraizadas em Alenquer, realizada praticamente desde a fundação do Museu João Mário, em 1992. Revisitar os programas das edições passadas – o que é possível fazer visitando o museu – é, por isso, um bom barómetro dos interesses e das iniciativas dos alenquerenses.

Esta tertúlia acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, à exceção dos meses de verão. Entre as muitas atividades já realizadas contam-se exposições, concertos, palestras, conferências, apresentações de livros, entre outras propostas. De entrada gratuita, o programa de cada Encontro Numa Tarde de Domingo pode ser consultado na agenda de eventos.

CONTACTOS E HORÁRIO

Morada: Travessa S. Benedito, n.º 7
2580-395 Alenquer
Tel.: 927 058 247 | 263 248 013
Fax: 263 733 664
E-mail: museu.jmario@cm-alenquer.pt
Horário: de terça-feira a domingo e feriados das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Encerra à segunda-feira e nos dias 7, 8, 9 e 25 de abril, 1 de maio, 24, 25 e 31 de dezembro de 2023 e 1 de janeiro de 2024

Atualizado a 27 março, 2023
Voltar ao topo
© 2023 | Todos os direitos reservados Autarquia 360