Fruto de uma parceria entre o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a Câmara Municipal, é disponibilizado um espaço para que a equipa do IPST proceda à colheita de sangue.
“Dar sangue é dar vida” tem como intuito aumentar o número de dádivas de sangue, de forma a fazer face às necessidades sentidas todos os dias nos hospitais portugueses. O sangue existente nos serviços dos hospitais depende diariamente de todos os que decidem efetuar a sua dádiva, de forma benévola e regular. Cada unidade de sangue recolhida é importante e valiosa.
Promover estas ações, a nível nacional, garantindo a disponibilidade e acessibilidade de sangue e componentes sanguíneos de qualidade, seguros e eficazes são os principais propósitos deste instituto.
Podem dar sangue todos os indivíduos que se encontrem bem de saúde, tenham hábitos de vida saudáveis, um peso igual ou superior a 50 kg e cuja idade se situe entre os 18 e os 65 anos. Os homens podem dar sangue de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro meses.
Cada dádiva de sangue demora, em média, 30 minutos, contando com a observação do médico, o tempo de espera e a recolha propriamente dita. Para agilizar o procedimento, o IPST implementou o “cartão nacional de dador de sangue”. Este cartão, que dispõe de chip e tarja magnética, regista o historial do dador e permite o acesso às dádivas efetuadas e a informações médicas por parte dos profissionais do IPST. A confidencialidade é assegurada, assim como a esterilidade dos materiais utilizados. A dádiva de sangue é, segundo os dadores, indolor.
Mais informações
CONTACTOS
Tel.: 263 730 900
E-mail: saude@cm-alenquer.pt
Atualizado a 28 fevereiro, 2022