RECOLHA DE RESÍDUOS
Os resíduos constituem um dos problemas de difícil resolução da nossa sociedade, face ao aumento excessivo da sua produção.
Há décadas atrás o lixo era constituído, essencialmente, por matéria orgânica, como restos de comida. Atualmente, o lixo é, sobretudo, constituído por embalagens dos mais diversos materiais - papel, plásticos, vidros.
É necessário recorrer a ações de aplicação prática da “política dos 3 R’s”, de modo a que os resíduos não sejam encaminhados de forma indiscriminada para um só destino e possam ser reaproveitados.
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
De acordo com a legislação em vigor, Decreto-lei n.º 178/2006 de 5 setembro, os resíduos sólidos urbanos (RSU) definem-se como resíduos provenientes de habitações e outros que, pela sua natureza ou composição, sejam semelhantes a estes.
Contempla um leque bastante alargado de materiais, alguns recicláveis, outros não.
Aos resíduos não passíveis de serem reciclados dá-se o nome de indiferenciados.
O serviço de recolha e transporte dos lixos indiferenciados é realizado pela empresa RECOLTE.
Esses resíduos indiferenciados têm como destino final o aterro sanitário da RESIOESTE, situado no concelho do Cadaval.
RECOLHA SELETIVA
O destino final dos RSU's resultantes da recolha seletiva é a estação de triagem da RESIOESTE, situada no Cadaval, em Cabeça Gorda - Malpique.
Os resíduos recolhidos seletivamente são depois encaminhados para reciclagem através da Sociedade Ponto Verde (SPV).
Cerca de 84% do lixo doméstico é reciclável, permitindo a valorização através da transformação de materiais inúteis em novos produtos.
Para tal, torna-se essencial o empenho e a participação ativa da população, na recolha seletiva, através da separação de embalagens por tipo de material e deposição nos locais corretos, uma vez que os mesmos serão transportados até unidades recicladoras.