União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana

Pereiro de Palhacana
Pereiro de Palhacana

Ribafria
A proposta para a criação da freguesia de Ribafria é de 1988, sendo a criação efetiva do ano seguinte. A sua área resulta do desmembramento da freguesia de Pereiro de Palhacana, dividida desde há muito pela rivalidade dos lugares que a compunham. Pensamos ser este o lugar que se refere num documento de 1483 com o nome de Soriba Fria. José Gomes Castelo, deste lugar, foi grande benfeitor da Misericórdia de Aldeia Galega. Em 1792, depois de obter autorização da rainha D. Maria I, doa todos os seus bens àquela Casa, para a instalação de um hospital para recolhimento e sustentação dos pobres e cura dos enfermos.
Com a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, no quadro da Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, agregou-se a Pereiro de Palhacana formando a respetiva União de Freguesias.

Armas e Bandeira: Escudo de prata, uma cruz egípcia de cor azul entre dois cachos de cerejas vermelhos folhados de verde. Coroa mural de três torres e listel branco, com a legenda “Ribafria – Alenquer”, em maiúsculas e a negro. A bandeira é azul, cordão e bordas de cor azul e prata, haste e lança douradas.

Área:
 9,10 km²
Lugares: Ribafria, Mato, Palaios, Azedia, Silveira do Pinto, Carneiros, Sobreiros


Pereiro de Palhacana

Pertenceu à freguesia de Santo Estêvão de Alenquer, tendo-se autonomizado. A sede da freguesia foi, até 1928, no lugar de Palhacana. Naquela data mudou-se para o lugar do Pereiro, adotando então o atual nome. Com a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, no quadro da Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, agregou-se a Ribafria formando a respetiva União de Freguesias.

Armas e Bandeira: 
Escudo de prata, armação de moinho de negro, vestida e cordoada de azul, acompanhada em chefe de dois ramos de cerejas de vermelho, folhadas de verde e em baixo de um cacho de uvas de púrpura folhado de verde. Coroa mural de três torres de prata, listel branco com a legenda “Pereiro de Palhacana, a negro e em maiúsculas. A bandeira é de azul, cordão e borlas de prata azul, haste e lança douradas.

Arquivo Paroquial: Remonta a 1592
Orago: São Miguel
Área: 9,12 km²
Lugares: Pereiro, Palhacana, Mata de Palhacana, Soeiro Cunhado, Bonvizinho, Valverde, Calçada

Atualizado a 21 fevereiro, 2022
Voltar ao topo
© 2023 | Todos os direitos reservados Autarquia 360