Município de Alenquer

União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres

Abrigada
Há informações de que a freguesia já existia no século XIV, devendo a sua fundação ser posterior a 1259. Até 1854 teve sede no lugar de Atouguia das Cabras, a qual passou, nesse ano, para o lugar de Abrigada. A ocupação deste lugar é de facto muito antiga, prova disso são os achados arqueológicos que Hipólito Cabaço aqui localizou e recolheu. Tem hoje a Sociedade Filarmónica mais antiga do concelho de Alenquer, Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada, fundada em 1856 sob a égide da Fábrica de Produtos Cerâmicos. Com a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, no quadro da Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, agregou-se Cabanas de Torres formando a respetiva União de Freguesias.

Armas e Bandeira: As armas, de prata, com aspa de azul carregada de cinco besantes de ouro, são acompanhadas no topo por uma estrela de cinco pontas de azul raiada de ouro e em baixo de um Alão deitado da sua cor. Coroa mural de três Torres de Prata e listel branco com a palavra "Abrigada" a negro.
A bandeira é esquartelada de branco e azul, cordão e borlas de prata e azul, haste e lança douradas.

Arquivo Paroquial:
 remonta a 1611
Orago: Nossa Senhora da Graça
Área: 39,23 km² e no sopé da Serra de Montejunto
Lugares: Abrigada, Atouguia, Marés, Estribeiro, Cabanas de Chão, Bairro e Pedreira.


Cabanas de Torres

Criada em 1608, a partir do desmembramento da freguesia da Ventosa. Foi a mais pequena freguesia do concelho.
Caracterizada pelos seus numerosos moinhos que se estendem por uma linha de cumeadas que marca o limite da zona povoada e assinala o início das vertentes da Serra de Montejunto. Conta-se que fora fundada no século XIII por habitantes de Torres Vedras, dali fugidos em consequência duma epidemia; e que este povo, guiado pelo seu pároco, ocupou umas terras no chamado Monte Santo onde ergueu as primitivas cabanas e edificou uma pequena capela onde colocou uma imagem de São Roque, trazida de Torres Vedras. Com a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, no quadro da Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, agregou-se Abrigada formando a respetiva União de Freguesias.

Armas e Bandeira: 
As armas são: escudo de prata, dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde, acompanhados, no topo, por uma armação de moinho de negro, vestida e cordoada de azul e, em baixo, de três montes de verde, carregado cada um de uma pinha de ouro. Coroa mural de três torres de prata e listel branco com a legenda “Cabanas de Torres” a negro e em maiúsculas. A bandeira é azul, cordão e borlas de prata e azul, haste e lança douradas.

Área:
 6,79 km²
Lugares: Cabanas de Torres, Paúla

Voltar ao topo
© 2023 | Todos os direitos reservados Autarquia 360